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CARRIS: uma greve para entrar na história

[CARRIS: uma greve para entrar na história]

Nós da INTERSINDICAL, que militamos na ASSUFRGS, no CPERS, nos Municipários e em outras categorias estivemos em apoio desde as primeiras horas da sexta-feira. Levamos solidariedade e contribuímos com a organização cotidiana do movimento

A INTERSINDICAL apoiou a greve de rodoviários em Porto Alegre RS

Os funcionários da CARRIS, empresa de transporte público da prefeitura de Porto Alegre, administrada pelo prefeito reeleito José Fortunatti ( PDT-PMDB-PTB-DEM, etc)  realizaram uma grande e surpreendente greve entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro. 

A empresa rompeu acordo feito como os seus funcionários. Ela deveria ter pago um prêmio, conquistado pelo cumprimento de metas coletivas e individuais, em parcela única no dia 30 de novembro. Na noite do dia 29, a direção da empresa emitiu uma nota informando que não pagaria o acordo no dia 30. Um golpe!

Os trabalhadores - cerca de 2 mil ? de forma impressionante e como não acontecia há décadas, cruzaram os braços . Praticamente todos os 700 motoristas e 600 cobradores, funcionários da manutenção e outros setores pararam e ficaram na frente do portão da Carris,  desde a madrugada do dia 30 de novembro até a tarde do dia 3 de dezembro,  em vigília e assembleias sob sol de 40 graus e chuva. 

Nós da INTERSINDICAL, que militamos na ASSUFRGS, no CPERS, nos Municipários e em outras categorias estivemos em apoio desde as primeiras horas da sexta-feira. Levamos solidariedade e contribuímos com a organização cotidiana do movimento. Participamos das reuniões da Comissão dos Funcionários e do Comando de Greve e das mesas de negociação. Repassamos aos trabalhadores os informes nas assembleias, conforme orientação do comando. 

A manutenção da greve impôs derrota a  Carris e fortaleceu os trabalhadores

A empresa, que descumpriu o acordo, tentou de todas as formas desmontar a greve desde o início. Já na tarde do dia 30, houve uma tentativa de acordo no Ministério Público do Trabalho. A Intersindical acompanhou a Comissão de  Funcionários da Carris na negociação.

A proposta apresentada pela empresa foi rejeitada por unanimidade pela assembléia de mais de 1.200 grevistas, no final do dia 30. A grande assembleia votou a continuidade da greve. 

Diante disso, a Carris ingressou com ação no Tribunal Regional do Trabalho pedindo a ilegalidade da greve e o imediato retorno ao trabalho. No entanto, o despacho da Desembargadora do TRT da 4ª Região significou uma vitória para os trabalhadores. Ela não considerou a greve ilegal, mas determinou que um percentual de 50% da frota deveria estar na rua e de 70% em dois horários de pico durante o dia. Mesmo assim, a empresa tentou pressionar e ameaçar com demissões os trabalhadores, por telefone. A Carris chegou a abrir contratações temporárias no domingo, como forma de intimidação. Mas, não funcionou. Os trabalhadores seguiram firmes.
 
Da revolta dos trabalhadores e a submissão do sindicato rodoviário  a vitória da greve

Em vigílias e assembléias, durante o sábado e domingo, os trabalhadores foram se organizando para manter o movimento, já que ficou agendada para a segunda-feira, dia 3, uma audiência de conciliação no TRT.

Os trabalhadores foram se fortalecendo devido a grande revolta com o descumprimento do acordo e com suas condições de trabalho, com os apoios que chegavam, como o SIMPA ? Sindicato dos Municipários de Porto Alegre, desde o primeiro dia. A exceção foi o sindicato da categoria - sindicato dos rodoviários, ligado a Força Sindical, que nos dois primeiros dias pressionava os trabalhadores a acabarem com a paralisação para que o sindicato não fosse multado. Fazia o jogo do patrão contra os trabalhadores. Mas, frente a persistência e força da greve, do apoio da população  relatado por motoristas e cobradores que retornavam com os ônibus que cumpriam o percentual determinado pela justiça, nos últimos dois dias esse sindicato foi a reboque do movimento grevista.

A extraordinária greve trouxe a tona os problemas enfrentados por esses valorosos trabalhadores da Carris. Excesso de CCs, sucateamento da frota, desleixo e abandono com a manutenção e a oficina por parte da administração, falta de uniforme quando não em péssimas condições ( camisas rasgadas, sandálias rotas). Assédio moral, a falta de segurança para a tripulação e passageiros, terminais em péssimas condições, banheiros junto a refeitórios, falta de planejamento do estoque de peças o que ocasiona superlotação dos ônibus e atrasos nos horários das linhas. A construção da creche que foi abandonada. Tudo foi sendo denunciado, via imprensa e panfletos para a população. Tudo isso, nada mais é do que um projeto da prefeitura de sucateamento da maior empresa de transporte público do país para favorecer os consórcios privados.

Na segunda-feira, dia 3, na negociação no TRT, através da Comissão de Funcionários da Carris e comando de greve novamente acompanhada pela Intersindical, houve avanço na proposta, o que possibilitou aprovação pela assembléia de trabalhadores e o fim da greve a partir das 15 horas. 

Uma greve vitoriosa! Conquistou o pagamento do prêmio devido pela Carris/Fortunatti ( R$ 700,00 no dia 5 de dezembro e o restante de R$ 300,00 no dia 11 de janeiro/2013) ,  com abono dos dias parados.  A greve expôs para a sociedade todos os problemas vividos pelos funcionários. E fortaleceu esses trabalhadores para lutarem por todas as suas reivindicações. 
Fonte: Intersindical
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